Pular para o conteúdo principal

Gestores querem "Responsabilidade Social" sem distribuição de renda e sem eliminar desigualdades

Por Marcelo Pereira

Meu caro gestor, você mesmo em seu valioso terno com gravata! Você sabia que aquele mendigo deitado no chão da rua é tão humano quanto você e têm exatamente os mesmos direitos básicos? Não sabia? Pois me sinto na honra de lhe mostrar tamanha  e surpreendente novidade.

Muito se fala ultimamente em Responsabilidade Social. Mas observando com detalhe as iniciativas relacionadas e conhecendo a mentalidade conservadora do empresariado brasileiro, não dá para imaginar algo realmente altruístico e que gere benefícios a todos os seres humanos.

Pode parecer subjetivo dizer isso, mas é evidente que o empresariado nunca gostou de seres humanos. Pessoas só servem para satisfazer os interesses dos grandes gestores. Empresários "gostam tanto de seres humanos" que com o surgimento da primeira crise, a primeira atitude, na maioria dos casos, é demitir funcionários. 

Para se ter uma ideia, até mesmo as relações pessoais dos empresários com família e amigos são condicionadas pela satisfação de interesses materiais e pessoais, salvo raríssimas exceções. Uma observação detalhada sobre a vida de boa parte dos grandes gestores me impede de mentir sobre isso.

Responsabilidade Social, como praticada atualmente, é forma de paternalismo

Para a maioria dos gestores, Responsabilidade Social está ligada a estereótipos de caridade (importados da caridade religiosa) e com ecologia e preocupação com saúde. É uma forma de paternalismo, tendo um tutor (líder) cuidando do "bem estar" de quem está "abaixo" dele. 

Até certo ponto, A Responsabilidade Social, co jeito que está sendo posta em prática, é válida. Mas não deve ser muito revolucionária, pois é interessante para os gestores manter a divisão social em classes, mantendo ricos e pobres em seus devidos lugares, com os supérfluos dos primeiros impedindo os segundos de terem o mínimo necessário.

Quando eu ouço este papo de Responsabilidade Social das empresas, não consigo evitar o cheiro desagradável da hipocrisia e do Assistencialismo barato. Nem é preciso ser intelectual para perceber que esta iniciativa se limita a criar uma boa imagem ao sempre ganancioso empresariado e dar condições de manter trabalhadores (que executarão os serviços) e clientes (que pagarão por produtos e serviços) vivos para que a renda dos gestores possa continuar a aumentar em seu patrimônio pessoal.

Responsabilidade Social faria mais sentido se incluísse a diminuição do padrão de vida dos mais ricos, do pagamento justo de impostos (quem tem mais, paga mais), do fim da sociedade de classes (todos os seres humanos são iguais) e de salários maiores que consigam pagar todos os custos essenciais da vida de uma pessoa. Responsabilidade Social sem isso, é papagaiada, conversa mole e hipocrisia da mais descarada. Serve mais para canonizar gestores como "homens de bem".

Vamos lutar por uma Responsabilidade Social realmente social, convencendo lideranças que não dá para melhorar as vidas de todos preservando a ganância, a injustiça e os privilégios dos mais ricos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Reforma Trabalhista, Crise de 2008 e Pejotização

Por Marcelo Pereira A Reforma Trabalhista aprovada no governo golpista de Michel Temer, para quem leu todos os pontos detalhadamente e conhece como funciona as mentes dos maiores empresários do país, sabe que a mesma eliminará a dignidade do mercado de trabalho brasileiro a partir de agora.  Na melhor das hipóteses, entraremos numa espécie de sistema de bicos, onde o emprego de carreira se torna um privilégio de poucos enquanto a maioria terá que se virar com formas precárias de empregos instáveis, sem o direito de administrar os gastos com salários, já que estes se tornam uma incerteza sem garantias, podendo ser cancelados sem aviso tendo a alegada crise como justificativa. Temer foi um instrumento utilizado pelo "Deus-mercado" para realizar um golpe que servisse para preservar a ganância dos empresários, preocupados com os danos causados com a crise mundial de 2008. Em 1929, uma crise semelhante fez surgir o Nazismo na Alemanha, com medidas danosas aos cidadãos