Pular para o conteúdo principal

Crise faz aumentar o número de milionários no Brasil

Por Marcelo Pereira

Se engana quem acha que a crise é prejudicial a todos. Sempre existe quem saia lucrando com crises e por isso que ainda continuamos a tê-las. Um sistema ganancioso tem como resultado certeiro uma verdadeira bagunça econômica que acaba por gerar danos aos mais fracos.

Quem acha que todos os empreendedores saem perdendo com crises vive em um mundo paralelo, fora da realidade. Apenas os pequenos e médios empreendedores e os grandes que não são rentistas perdem com crises. Rentistas vivem das especulações do mercado financeiro, cujas regras existem justamente para beneficiá-los.

Foi informado que a crise - que é mundial - tem feito aumentar o número de milionários e bilionários no Brasil, aumentando a concentração de renda. Em tempos de desemprego e perdas de todos os tipos, ver que uma pequena parcela da população está lucrando é de envergonhar qualquer um que tenha o mínimo de senso humanitário.

Nas crises, juros altos e aumento dos valores de objetos de especulação favorecem quem se envolve com especulação. Rentistas são muito mais remunerados em crises. Mesmo que seus negócios afundem, a especulação chega como forma alternativa de manter os lucros altos.

A PEC 241/55 defendida pelo governo agravará ainda mais a crise no Brasil, ao mesmo tempo que reservará lucros ainda maiores para os mais ricos do país, cujo patrimônio está sendo intocado, graças ao fato de que os impostos não atingem o patrimônio dos mais ricos.

Interessante que a crise no Brasil está ferrando com quase todos, exceto esta citada camada de privilegiados. O Brasil está prestes a afundar, garantem economistas. Mas se a crise agravar, bastam os mais ricos saírem do país, com seu vastíssimo patrimônio debaixo dos braços, atrás de algum paraíso bem longe das nossas crônicas e temerosas crises.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Reforma Trabalhista, Crise de 2008 e Pejotização

Por Marcelo Pereira A Reforma Trabalhista aprovada no governo golpista de Michel Temer, para quem leu todos os pontos detalhadamente e conhece como funciona as mentes dos maiores empresários do país, sabe que a mesma eliminará a dignidade do mercado de trabalho brasileiro a partir de agora.  Na melhor das hipóteses, entraremos numa espécie de sistema de bicos, onde o emprego de carreira se torna um privilégio de poucos enquanto a maioria terá que se virar com formas precárias de empregos instáveis, sem o direito de administrar os gastos com salários, já que estes se tornam uma incerteza sem garantias, podendo ser cancelados sem aviso tendo a alegada crise como justificativa. Temer foi um instrumento utilizado pelo "Deus-mercado" para realizar um golpe que servisse para preservar a ganância dos empresários, preocupados com os danos causados com a crise mundial de 2008. Em 1929, uma crise semelhante fez surgir o Nazismo na Alemanha, com medidas danosas aos cidadãos