Pular para o conteúdo principal

É ingenuidade micros, pequenos e médios empresários pensarem como os grandes

Por Marcelo Pereira

A falácia conhecida como Meritocracia tem servido não só de justificativa malandra para tentar justificar as desigualdades sócio-econômicas como também de ilusão para que pequenos empreendedores sonhem um dia em virar gigantescos empresários a querer mandar em governantes.

Mesmo que seja possível um pequeno se tornar gigante, as chances deste fato acontecer são extremamente reduzidas. Creio em torno de 0,0000000000000000001% de chance. Quase nada. 

Normalmente grandes empresários se tornam tais através de herança, fusões com outras empresas, rentismo e ações hipervalorizadas na bolsa de valores, ajuda dos governos e infelizmente, atos desonestos (como a corrupção). Trabalho duro dá dinheiro, mas em quantias moderadas. Ninguém fica rico só porque acordou cedo e cumpriu com eficiência uma rotina de trabalho.

É uma ignorância de muitos micros, pequenos e médios empresários de pensarem como magnatas, aderindo as tolices defendidas pelos ideais de direita (avessos ao progresso). Administração não é um privilégio e sim uma missão. É um erro achar que ser gestor é um caminho fácil para o enriquecimento ganancioso. Ser líder não deveria ser sinônimo de ser melhor que os outros.

Pequenos que sonham em ser grandes

Pessoalmente tive contato com alguns pequenos empresários e fiquei horrorizado com o modo de pensar deles. Pensavam como grandes empresários, com aquela clássica intolerância contra os mais pobres. Curioso que vários deles eram ex-pobres e tem pessoas pobres em sua clientela. Acham que em um futuro não distante, suas pequenas mercearias se tornarão gigantescas como o Wal Mart, dependendo apenas de acordar cedo e arregaçar as mangas. Puro delírio.

O que separa os grandes e gigantescos empresários do resto - sim, do resto, no sentido pejorativo mesmo, pois no Capitalismo selvagem os grandes esnobam os pequenos - é muita coisa. Acho que os micros, pequenos e médios nem deveriam se considerar empresários, arrumando outros nomes para se auto-definir. 

Micros, pequenos e médios gestores deveriam se definir como administradores de empresas, pois agem como tais e realmente trabalham duro para enter suas empresas. Empresários que não são grades agem como trabalhadores e não possuem os privilégios de mandar em gestões políticas, sofrendo as limitações econômicas com tanta ou mais dificuldades que o mais raso dos funcionários.

Pequenos gestores trabalham. Grandes apenas dão ordens

Os grandes e gigantes não sabem o que é dificuldade. Muitos empresários de gigantesco porte nem administram: tem tanto dinheiro que pagam outros para administrar, ficando apenas com o seu nome registrado como proprietário da empresa. Se limitam a distribuir ordens e ficar de longe em suas mansões caras observando o funcionamento de suas empresas e o lucro que entra em suas contas pessoais. 

Misturar patrimônio pessoal (CPF) do patrimônio da empresa (CNPJ) é algo que nunca deveria acontecer. Esta confusão é uma das principais coisas que caracteriza a ganância empresarial dos maiores empresários. Não raramente a maior parte dos lucros vai para as contas do empresário e não da empresa. É comum vermos empresários muito bem de vida administrando empresas em crise, que operam com poucos recursos financeiros.

O que não acontece com micros, pequenos e médios gestores que tem absoluta noção da responsabilidade financeira de suas gestões. Calculam cada centavo que entra e sai de suas empresas e - tirando os sonhadores mais gananciosos, que existem - controlam as suas atividades empresariais sem que o desejo de acumular bens e privilégios prejudique as atividades das empresas.

Empresários não-grandes deveriam ter uma mentalidade progressista, pois são também trabalhadores. Gestores de micro, pequeno e médio porte não são melhores do que quaisquer funcionários. O trabalho de administrar aquela loja da esquina é duro, nada fácil e constantemente arriscado. Um empresário de pequeno porte querer pensar como um grande é ser bastante ingênuo, na raramente um otário. O grande nunca vai querer se igualar ao pequeno.

Vai que um dia uma empresa gigantesca compre a sua lojinha e você, que pensava ser um empresário com possibilidades de crescimento acelerado e que usou a sua condição para obter prestígio social, vai se tornar um reles empregado da empresa gigante, tendo que viver de maneira análoga a qualquer servente da empresa, eliminando o seu sonho infantil de querer olhar o mundo do alto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Ganância não é mais defeito: virou qualidade. Desde que você não a chame de "ganância"

Por Marcelo Pereira Toda vez que eu ouço coisas desagradáveis sobre o Capitalismo e as crises e problemas resultantes, nunca ouço análises que sejam capazes de responsabilizar a ganância típica desse sistema pelos erros consequentes. Fica a impressão que para todos, o problema da ganância é subjetivo, algo que deve ser ignorado em análises mais técnicas e objetivas.  Um erro, pois sabemos muito bem que a ganância não somente é a origem de grande parte dos erros capitalistas como também a base que sustenta este sistema. Não dá para ser capitalista sem ser ganancioso. Isso é fato. Se deixar de ser ganancioso, deixa de ser capitalista para ser o que o genial ex-chanceler Celso Amorim classifica como "socialismo democrata". Mas ser socialista em um mundo individualista pega muito mal, não é? Não é coincidência que o crescimento dos ideais direitistas ocorra simultaneamente com o aumento do sentimento de individualismo na maioria das pessoas. Passar a perna no outro d