Pular para o conteúdo principal

Crença na equiparação de grandes e pequenos faz população ter piedade de grandes gestores, criando um pensamento conservador

Por Marcelo Pereira

Para a população, os grandes empresários são iguais aos pequenos. Porque os pequenos é que fazem parte da realidade da população. Os pequenos sofrem para manter seus negócios e costumam ser honestos, trabalhadores e não raramente altruístas. Os gestores de micro, pequeno e médio porte são realmente onde se pode ver exemplos de boa e excelente gestão.

Como falei acima, é o que a população consegue ver. A noção de empresariado da população mais leiga é o que ela conhece pessoalmente. Portanto, para a população em geral, empresários são trabalhadores, honestos, humildes e altruístas. E é desta forma que imaginam ser também os grandes.

As pessoas comuns não sabem como funciona o grande empresariado porque não tem acesso aos seus bastidores. Se baseiam no que conhecem, o que faz com que consigam enxergar no poderoso empresário aquele humilde quitandeiro da esquina. Mas um quitandeiro em proporções colossais. Se acham que o quitandeiro sofre, acreditam que o poderoso empresário sofra ainda mais. O que gera um sentimento de piedade em relação ao grande empresário e a defesa  do direito deste de ser ganancioso. Afinal, se "sofre" mais, merece ganhar mais.

Para os mais leigos, o mesmo sofrimento do pequeno gestor é multiplicado e multi-dimensionado para o grande gestor. O grande empresário é visto como uma pessoa que tem que controlar uma estrutura colossal que possui muito mais problemas e recursos para serem observador. 

Ignoram os leigos que grandes empresários - isso os mais honestos e trabalhadores - não administram sozinhos, geralmente tendo sócios ou fazendo parte de uma junta ou ainda contratando outros gestores para controlar o colossal negócio. E os gestores mais malandros (algo bem comum, infelizmente) normalmente nem administram, pois pagam outros para administrar e se limitam a fiscalizar e dar ordens, geralmente com o celular usado dentro de suas caríssimas mansões.

Mas a crença em super-gestores heroicos faz com que nasça na população uma certa solidariedade com o grande empresariado que se converte num conservadorismo alienado e na surreal defesa da ganância (mas sem utilizar essa palavra), acreditando que o poderoso gestor tem direito de ganhar muito mais que os outros porque, na ilusão dos leigos admiradores, sofre muito mais.

Isso facilita o pensamento conservador e a defesa de um sistema injusto com renda e direitos mal distribuídos, além da ilusão de crescimento relativamente fácil dos menos favorecidos. Um pensamento que faria sentido nos primórdios da Revolução Industrial mas que hoje soam um tanto cruéis e completamente incompatíveis com os tempos modernos que exigem maior altruísmo e cooperação.

O golpe político que houve no Brasil em 2016 e a polarização gerada por ele faz com que muita gente tenha uma visão torta da realidade, elegendo como "tutores" justamente aqueles que são mais gananciosos. Pois mal sabem eles que a ganância é a finalidade e o arrivismo é a regra, para os grandes gestores, muito mais interessados em acumular bens e poder. 

Ilusão achar que no topo da pirâmide residam pessoas tão batalhadoras, humildes e generosas como o quitandeiro da esquina. É aceitar cegamente toda a injustiça que se prepara para destruir a economia de nosso país e o cotidiano de nossa população. Incluindo aquele quitandeiro que sofre tanto quanto o mais raso funcionário a ser esmagado pela ganância dos maiores gestores instalados no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Ganância não é mais defeito: virou qualidade. Desde que você não a chame de "ganância"

Por Marcelo Pereira Toda vez que eu ouço coisas desagradáveis sobre o Capitalismo e as crises e problemas resultantes, nunca ouço análises que sejam capazes de responsabilizar a ganância típica desse sistema pelos erros consequentes. Fica a impressão que para todos, o problema da ganância é subjetivo, algo que deve ser ignorado em análises mais técnicas e objetivas.  Um erro, pois sabemos muito bem que a ganância não somente é a origem de grande parte dos erros capitalistas como também a base que sustenta este sistema. Não dá para ser capitalista sem ser ganancioso. Isso é fato. Se deixar de ser ganancioso, deixa de ser capitalista para ser o que o genial ex-chanceler Celso Amorim classifica como "socialismo democrata". Mas ser socialista em um mundo individualista pega muito mal, não é? Não é coincidência que o crescimento dos ideais direitistas ocorra simultaneamente com o aumento do sentimento de individualismo na maioria das pessoas. Passar a perna no outro d