Pular para o conteúdo principal

Porque ainda insistir com o neoliberalismo?

Por Marcelo Pereira

Quem entende o minimo de Economia sabe que o Neoliberalismo é um equívoco e sempre destruiu os sistemas econômicos dos lugares onde eram aplicados. Mas porque ainda há lideranças que insistem em defender a aplicação do Neoliberalismo, mesmo diante de tantos fracassos?

A resposta está no fato de que o Neoliberalismo, se é péssimo para a Economia, é ótimo para magnatas e especuladores mais ricos do mundo. Não vou ficar aqui com teorias disto e daquilo, pois não tenho a intenção de fazer desta postagem uma aula e sim um questionamento.

O que é preciso saber sobre o Neoliberalismo é que é um sistema que basicamente pretende ser auto-gestor, reduzindo ao máximo a influência do estado na Economia, servindo apenas de poio a empresas quando estas estiverem em crise.

O Neoliberalismo pretende estimular a concentração de renda, para que a sua distribuição supostamente ocorra após o êxito do sistema econômico. É o famoso "aumentar o bolo para depois dividir". E o bolo nunca é dividido, pois a ganância de magnatas só fa concentrar ainda mais a renda, arruinando o sistema econômico, ao invés de salvá-lo e de recuperá-lo.

Isso não é surpreendente, pois e suas características, o Neoliberalismo - e sua forma mais predatória, o Ultraliberalismo - é individualista e dialoga com a Meritocracia e com a Teologia da Prosperidade evangélica, meios de legitimar a ganância capitalista, transformando direitos em prêmios de uma suposta luta pela sobrevivência, tratada como se fosse uma competição.

Como é um sistema que beneficia poucos, além de dar a estes poucos condições de mandar em todo o sistema político-econômico-social-cultural do mundo, há um empenho destes mesmos poucos de pagar tudo e todos para que o neoliberalismo nunca desapareça e possa ser sempre aplicado.

Aproveitando da falta de instrução e de informação que existe na maioria das pessoas, meios de comunicação sustentados por estes poucos magnatas tratam de divulgar em seus noticiários as supostas vantagens do Neoliberalismo, para que este sistema nocivo obtenha apoio popular, favorecendo ainda mais não somente a implantação, como a sua permanência.

Os nomes que ilustram esta postagem representam atualmente a defesa do neoliberalismo: 
- o sociólogo da linha neoliberal Fernando Henrique Cardoso; 
- o economista educado na escola de Milton Friedman, Paulo Guedes (ministro da economia da gestão fascista de Bolsonaro); 
- a jovem deputada Tábata Amaral (que apesar de filiada ao PDT pensa e age como tucana); 
- o Itaú, banco que financia campanhas secretas em prol do Neoliberalismo;
- e claro, Tio Sam, já que o Neoliberalismo quer que todos se submetam aos EUA, a "Meca" da "religião" neoliberal. 
Todos falando envolvidos em campanhas a favor do neoliberalismo.

A "Religião" neoliberal e o Deus-Mercado

Religião? Sim, e com "deus" próprio, o Deus-Mercado, a "mão invisível" que deve regular a economia sem limitações e sem medir consequências, tendo a suposta capacidade única de consertar sistemas econômicos quando estes vão mal. E nunca conserta. Porque não é para consertar.

O Neoliberalismo continua a ser aplicado porque ele é bom para os magnatas que o controla. Multidões sofrem - e ate morrem - por consequência de erros econômicos, mas estes poucos magnatas veem lucros crescerem a cada crise. 

Para se ter uma ideia, enquanto o Brasil se afunda sob o comando de um paranoico fascista preocupado apenas em armar a população - o que já representa uma grande piora - bancos como o Bradesco e o citado Itaú veem seus lucros aumentarem drasticamente. Nunca os bancos estiveram tão bem em um cenário de desastre econômico. 

Há quem ache impossível alguém lucrar com crises. mas se estudarmos melhor a Economia e observarmos os mínimos detalhes de seu funcionamento, vamos perceber que sim, há gente lucrando muito com o prejuízo alheio. Justamente por isso que o Neoliberalismo vai continuar sendo defendido e aplicado, já que nunca prejudicou os que estão no topo da cadeia econômica.

Pois enquanto multidões se matam para ter o minimo, o Neoliberalismo trata de confortar, de forma bastante excessiva, os nababescos estilos de vida de grandes magnatas. Enquanto a ganância desses capitalistas não acabar, o Neoliberalismo não acaba. Mesmo que acabe com nações inteiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Reforma Trabalhista, Crise de 2008 e Pejotização

Por Marcelo Pereira A Reforma Trabalhista aprovada no governo golpista de Michel Temer, para quem leu todos os pontos detalhadamente e conhece como funciona as mentes dos maiores empresários do país, sabe que a mesma eliminará a dignidade do mercado de trabalho brasileiro a partir de agora.  Na melhor das hipóteses, entraremos numa espécie de sistema de bicos, onde o emprego de carreira se torna um privilégio de poucos enquanto a maioria terá que se virar com formas precárias de empregos instáveis, sem o direito de administrar os gastos com salários, já que estes se tornam uma incerteza sem garantias, podendo ser cancelados sem aviso tendo a alegada crise como justificativa. Temer foi um instrumento utilizado pelo "Deus-mercado" para realizar um golpe que servisse para preservar a ganância dos empresários, preocupados com os danos causados com a crise mundial de 2008. Em 1929, uma crise semelhante fez surgir o Nazismo na Alemanha, com medidas danosas aos cidadãos