Pular para o conteúdo principal

A decadência de "João Dólar", o "João Trabalhador"

Por Marcelo Pereira

Dizem que mentira tem pernas curtas. Pode até ser que as pernas sejam mais longas do que se pensa, mas elas nunca crescem. Chega um momento que os fatos, com ajuda da lógica e do bom senso, acabam por derrubar qualquer mentira, desmascarando quem se beneficiar em enganar os outros.

João Dória, eleito em 2016 como prefeito da maior cidade do país, São Paulo - em si uma função de gigantesca responsabilidade e complexividade - tem se mostrado uma farsa, não apenas como prefeito, mas também como o gestor. Quem se lembra das campanhas dele, sabe que ele vendeu a imagem do "gestor", como se governar a maior cidade do país fosse tão fácil como administrar uma pequena quitanda de subúrbio.

O próprio João Dória, como gestor, é uma farsa. Na verdade, Dória é publicitário e seu verdadeiro dom está relacionado a esta função. E publicidade é o que ele tem feito quando começou a sentar na cadeira de prefeito e nada além disso. A alegada capacidade de gestor até agora não apareceu desde que ele foi eleito.

A experiência de "gestor" de Dória, pelo que se sabe, é através da Lide, que na verdade não passa de um mero clube de magnatas brasileiros. É uma empresa que não produz nada, servindo apenas de ponto de encontro - uma espécie de rede social no mundo real - onde se realizam eventos e palestras feitos e assistidos pelos maiores magnatas do Brasil e alguns do exterior.

Publicitário metido a gestor

Como eu falei, o verdadeiro negócio de Dória é a publicidade. Além da Lide, ele é conhecido por apresentar um programa nas madrugadas onde conversa trivialidades com magnatas, como uma extensão do que já faz na Lide. 

Por causa disso, foi convidado a apresentar o reality show O Aprendiz, apresentado no exterior pelo atual presidente dos EUA, o controverso Donald Trump, o que enche João Dória de comparações. Dória chegou a ser presidente da Embratur em uma gestão passada, numa experiência cheia de polêmicas.

Segundos os habitantes de São Paulo, a cidade está abandonada. Dória só sabe viajar, principalmente para fazer a campanha para presidente nas próximas eleições. O que se mostra uma atitude inútil, pois partidos já começam a descartar Dória para 2018 devido a sua atitude de abandonar a cidade. Dória argumenta que administra São Paulo à distância. Mas isso não te convencido quem conhece a complexividade de São Paulo, que exige a presença e a dedicação total de um prefeito.

Uma coisa importante a dizer para quem acredita neste mito de "gestor": administrar uma cidade é muito diferente de administrar uma empresa, independente do nível de complexividade. São realidades muito diferentes que exigem diferentes tipos de administração. 

Se já é complicado para um excelente administrador de uma complexa corporação empresarial governar uma cidade de tamanho médio, imagine para um medíocre gestor de um clubinho de magnatas ter que governar a maior cidade de um país.

Acho que esta desastrada experiência de "João Trabalhador" não deverá ser repetida. Por isso que até partidos conservadores não querem mais saber de um candidato que não possui algo positivo para comprovar a sua competência. Ou você aceitaria como presidente da República alguém que praticamente abandonou a maior e mais complexa cidade do Brasil?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Reforma Trabalhista, Crise de 2008 e Pejotização

Por Marcelo Pereira A Reforma Trabalhista aprovada no governo golpista de Michel Temer, para quem leu todos os pontos detalhadamente e conhece como funciona as mentes dos maiores empresários do país, sabe que a mesma eliminará a dignidade do mercado de trabalho brasileiro a partir de agora.  Na melhor das hipóteses, entraremos numa espécie de sistema de bicos, onde o emprego de carreira se torna um privilégio de poucos enquanto a maioria terá que se virar com formas precárias de empregos instáveis, sem o direito de administrar os gastos com salários, já que estes se tornam uma incerteza sem garantias, podendo ser cancelados sem aviso tendo a alegada crise como justificativa. Temer foi um instrumento utilizado pelo "Deus-mercado" para realizar um golpe que servisse para preservar a ganância dos empresários, preocupados com os danos causados com a crise mundial de 2008. Em 1929, uma crise semelhante fez surgir o Nazismo na Alemanha, com medidas danosas aos cidadãos