Pular para o conteúdo principal

A diferença entre "dar emprego" e "pagar os outros para trabalhar"

Por Marcelo Pereira

Sabe-se que os conservadores vivem defendendo as classes abastadas. Para conservadores, ricos são os "pobres que deram certo", os vencedores de uma suposta luta feroz pela sobrevivência. Sabe-se que isto é uma farsa e que os homens mais ricos do país praticamente nunca batalharam para estar onde estão, enriquecendo por herança, aquisições e até mesmo por desonestidade.

É muito frequente os conservadores não ricos, na hora de defender os empresários mais ricos, falarem que os empresários "dão emprego às pessoas", tendo que ser para isso, protegidos em seus interesses e privilégios. Acreditam os conservadores que os empresários são "gente do bem" que "vive de ajudar outras pessoas". Como se pagar um mísero salário de fome em troca de um trabalho pesado, cansativo e humilhante, em condições sub-humanas, além de não raramente insalubre, fosse um favor, uma generosidade.

Mas que tal melhorarmos esta retórica para torná-la mais realista, tirando dos empresários a aura de "pessoas generosas" tão falsamente espalhada pelos setores mais conservadores? Uma declaração que pudesse ser mais honesta, sincera e clara, mostrando o que os empresários realmente fazem.

Que tal, ao invés de usar e bonita frase "empresários dão emprego às pessoas" trocarmos por "empresários pagam outras pessoas para trabalhar para eles". Viu como se tornou mais honesto despido de hipocrisia. 

Empresários não gostam de trabalhar (exceto os que agem também como administradores de empresas, estes sim, os profissionais da gestão - empresário significa dono de empresa e não é sinônimo de administrador) e por isso pagam outras pessoas para fazer o trabalho que eles se recusam a fazer, seja por preguiça, arrogância ou medo mesmo.

Viu como ficou melhor. Empresários pagam outras pessoas para trabalharem (por e) para eles. É uma frase mais coerente com a ganancia inerente ao Capitalismo mais selvagem, interessada em perpetuar a concentração de renda que prejudica a economia e o bem estar das pessoas como um todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Reforma Trabalhista, Crise de 2008 e Pejotização

Por Marcelo Pereira A Reforma Trabalhista aprovada no governo golpista de Michel Temer, para quem leu todos os pontos detalhadamente e conhece como funciona as mentes dos maiores empresários do país, sabe que a mesma eliminará a dignidade do mercado de trabalho brasileiro a partir de agora.  Na melhor das hipóteses, entraremos numa espécie de sistema de bicos, onde o emprego de carreira se torna um privilégio de poucos enquanto a maioria terá que se virar com formas precárias de empregos instáveis, sem o direito de administrar os gastos com salários, já que estes se tornam uma incerteza sem garantias, podendo ser cancelados sem aviso tendo a alegada crise como justificativa. Temer foi um instrumento utilizado pelo "Deus-mercado" para realizar um golpe que servisse para preservar a ganância dos empresários, preocupados com os danos causados com a crise mundial de 2008. Em 1929, uma crise semelhante fez surgir o Nazismo na Alemanha, com medidas danosas aos cidadãos