Pular para o conteúdo principal

Crise mundial pode estar sendo forjada

Por Marcelo Pereira

Um dos maiores segredos da administração mundial não é o funcionamento de uma ou outra organização ou a fórmula da Coca Cola. Talvez o maior segredo que os maiores administradores escondem é que a crise mundial é proposital. 

A Crise é resultante da ganância e de más aplicações (incluindo a má administração dos investimentos) dos próprios empresários, executivos e líderes econômicos ou pode estar sendo forjada pelos mesmos para obter favorecimentos e aumentar poder.

A crise, do contrário do que os mais ingênuos pensam, pode estar sendo benéfica para os mais poderosos. É nociva para os pequenos e médios empreendedores e para os trabalhadores em geral. Os homens mais poderosos do mundo, daqueles que falam grosso com presidentes da República, a crise, mesmo trazendo alguns prejuízos, ainda traz mais benefícios.

Através da crise, são encontradas justificativas plausíveis para cortar gastos importantes e desviá-los para o acúmulo de bens que podem aumentar o poder político do empresariado. Também favorece a fusão de empresas que transforma meros empreendedores em super-empresários capazes de derrubar todos que estejam diante de seus olhos, sobretudo a concorrência, podendo resultar em um monopólio a longo prazo. Fora outros aspectos cotidianos que podem ser facilitados utilizando a suposta preocupação com a crise como justificativa.

A Doutrina do Choque: crises legitimam abusos

A crise é muito boa para lideranças, pois ela autoriza abusos e atrocidades. A jornalista, cientista política e ativista de esquerda Naomi Klein escreveu um livro, A Doutrina do Choque, onde lança a tese, infelizmente real e várias vezes comprovada, em que lideranças usam crises e situações trágicas para impor projetos impopulares (vários deles nocivos à coletividade) que perpetuam as injustiças que favorecem estas lideranças.

Mesmo que as imposições referidas na tese por Klein se refiram a política, sabe-se muito bem que medidas impopulares raramente prejudicam as grandes corporações. Aliás, várias delas resultam da opção de lideranças políticas de proteger as lideranças econômicas, na crença de que o bem estar de grandes corporações é a garantia de equilíbrio econômico, algo verdadeiro, mas relativo.

Mas qual fato leva a crer que a crise é proposital e/ou está sendo forjada? Se lembrarmos que dinheiro não é imaterial e que a quantidade de dinheiro que circula no mundo continua inalterada, percebemos que se a renda não está nas mãos de fulano ou sicrano, com certeza está nas mãos de beltrano. Tem alguém lucrando com o prejuízo alheio. Senão a crise teria sido resolvida com mais rapidez, através da reunião das maiores lideranças política e econômicas.

Essa hesitação em resolver com relativa rapidez a crise e o fato de que o dinheiro continua circulando sugere que as maiores lideranças políticas e econômicas, no fundo, não estão interessadas em resolver a crise, o que reforça a tese de que a crise pode ser proposital.

Sabe-se que não é com excesso de trabalho e cortes de investimentos que se resolvem crises. É preciso melhorar renda e saber como aplicá-la, cortando apenas os investimentos em projetos e iniciativas supérfluas. Enquanto as autoridades não pensarem nisso, a crise será eterna e um excelente pretexto para que lideranças gananciosas aumentem seu poder e escravizem a humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Ganância não é mais defeito: virou qualidade. Desde que você não a chame de "ganância"

Por Marcelo Pereira Toda vez que eu ouço coisas desagradáveis sobre o Capitalismo e as crises e problemas resultantes, nunca ouço análises que sejam capazes de responsabilizar a ganância típica desse sistema pelos erros consequentes. Fica a impressão que para todos, o problema da ganância é subjetivo, algo que deve ser ignorado em análises mais técnicas e objetivas.  Um erro, pois sabemos muito bem que a ganância não somente é a origem de grande parte dos erros capitalistas como também a base que sustenta este sistema. Não dá para ser capitalista sem ser ganancioso. Isso é fato. Se deixar de ser ganancioso, deixa de ser capitalista para ser o que o genial ex-chanceler Celso Amorim classifica como "socialismo democrata". Mas ser socialista em um mundo individualista pega muito mal, não é? Não é coincidência que o crescimento dos ideais direitistas ocorra simultaneamente com o aumento do sentimento de individualismo na maioria das pessoas. Passar a perna no outro d