Pular para o conteúdo principal

A crise e o fracasso do Capitalismo

Por Marcelo Pereira

Muito se está falando em crise nos últimos anos. Mas ao invés de procurar soluções, grande parte das pessoas, incluindo homens graúdos, de prestígio, preferem procurar culpados. Não precisa. O culpado e um só: o fracasso do Capitalismo. Jogo sem hesitar toda a culpa neste fato. 

Está mais do que na hora de procurar soluções. E continuamos a não solucionar os prolemas, preferindo reagir à crise de forma egoísta, gananciosa e não raramente autoritária, sempre com consequências nocivas ou no mínimo atrapalhadas. 

Os tempos atuais pedem uma nova ideologia. O Capitalismo foi útil ao romper com o medievalismo na chegada da Idade Moderna. Ele teve seu tempo. Para o século XXI, o Capitalismo já não serve mais. Embora muita gente ainda tente salvar o Capitalismo tentando colocar a culpa em ideologias opostas, de qualquer maneira, o seu fracasso deva ser admitido e novas formas de pensar a Administração terão a obrigação de surgir. 

É preciso eliminar o cacoete de propor soluções velhas para novos problemas. Problemas novos exigem soluções novas. É indispensável rever as relações de poder e o que estamos fazendo com este poder. Vamos repetir os erros de lideranças do passado? Em caso de resposta positiva, afirmo que esta é uma escolha por um fracasso ainda maior.

Como o nome diz, o Capitalismo é uma ideologia focada no dinheiro, conhecido no meio econômico como capital. Embora lideranças, se aproveitando do desconhecimento geral da humanidade sobre política e Economia, vivam atribuindo características humanitárias ao Capitalismo, ele na verdade é uma ideologia que tem como foco a saúde financeira de empresas e de lideranças. Mesmo que envolva outros aspectos a meta é esta citada. O bem estar de pessoas, embora admitido, não é a principal meta do Capitalismo, que o utiliza mais como propaganda para vender produtos e serviços.

Mas como todo excesso é nocivo, a ganância capitalista, tão frequentemente negada como é frequentemente praticada, tem sido o fator principal para a geração de crises e para a destruição dos sistema sócio-econômico-político como um todo. É muito fácil culpar ideologias opostas quando se quer fugir da responsabilidade. Grandes gestores e o grande empresariado deverão desenvolver a auto-crítica e reconhecer que a crise é resultado de muitos abusos.

Gestores precisam focar na administração de suas empresas. O enriquecimento pessoal (falo no enriquecimento das pessoas físicas que controlam as empresas e não nas empresas em si, que deveriam enriquecer para poder produzir) e a nociva decisão de interferir no poder político tem tirado os administradores do foco em suas gestões e alimentando uma crise que certamente está sendo nociva a todos.

Não vejo outra solução do que a mudança de pensamento. Descartar o moribundo Capitalismo e direcionar o foco na administração e nas pessoas envolvidas, incluindo funcionários (que deveriam ser melhor remunerados) e clientes (que esperam por produtos e serviços com menor preço e maior qualidade) seria uma corajosa medida a ser utilizada no trabalho contra a crise. Os administradores deveriam abrir mão de privilégios e concentrar suas forças na recuperação econômica.

Não dá para recuperar a economia com medidas gananciosas e autoritárias. Isso vai agravar ainda mais as crises, na tentativa frustrada de apagar incêndio com gasolina. Algo que tem sido feito até este exato instante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Reforma Trabalhista, Crise de 2008 e Pejotização

Por Marcelo Pereira A Reforma Trabalhista aprovada no governo golpista de Michel Temer, para quem leu todos os pontos detalhadamente e conhece como funciona as mentes dos maiores empresários do país, sabe que a mesma eliminará a dignidade do mercado de trabalho brasileiro a partir de agora.  Na melhor das hipóteses, entraremos numa espécie de sistema de bicos, onde o emprego de carreira se torna um privilégio de poucos enquanto a maioria terá que se virar com formas precárias de empregos instáveis, sem o direito de administrar os gastos com salários, já que estes se tornam uma incerteza sem garantias, podendo ser cancelados sem aviso tendo a alegada crise como justificativa. Temer foi um instrumento utilizado pelo "Deus-mercado" para realizar um golpe que servisse para preservar a ganância dos empresários, preocupados com os danos causados com a crise mundial de 2008. Em 1929, uma crise semelhante fez surgir o Nazismo na Alemanha, com medidas danosas aos cidadãos